CONTRIBUIÇÕES

As empresas enquadradas no SIMPLES, assim como as demais empresas com regime tributário diverso, são representadas sindicalmente, por determinada entidade de classe. Essa representação não é opcional, uma vez que vigora, em nosso país, o princípio da unicidade sindical. Assim, considerando que independentemente do regime tributário, a empresa que exerce a atividade de turismo deverá contar com esta entidade para a defesa de seus interesses em negociações coletivas, processos de dissídio coletivo, assessoria jurídica, entendemos que cabe a todos os integrantes da categoria, inclusive aquelas empresas enquadradas no SIMPLES, o pagamento das contribuições sindicais que viabilizam o regular exercício da atividade sindical.

Contribuições Sindicais

Recolhimento anual instituído por Lei Federal, a todas as empresas pertencentes a categoria representada pela Entidade, a ser pago no mês de janeiro de cada ano com base de cálculo no Capital Social. Do valor pago pela empresa, 60% é repassado ao Sindicato e o restante para a Federação e Confederação a que está vinculada a Entidade e ainda, uma parcela é destinada a conta Emprego e Salário do Governo Federal. A Guia de pagamento é enviada pelo Sindetur a todas as empresas as quais deverão preencher com seus dados e o valor correspondente para pagamento na Caixa Econômica Federal.

 

 

Contribuições Assistenciais Patronais

Recolhimento autorizado por Assembléia Geral Extraordinária que delibera sobre  as bases dos Convenções Coletivas de Trabalho. O valor e a forma de pagamento constam de cláusula específica nas Convenções sob o título:

CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL PATRONAL e é devido por toda a categoria.

A cobrança é feita através de boleto bancário a ser preenchido pela empresa conforme a referida cláusula do dissídio.

 

 

Contribuições Confederativas

Recolhimento instituído pelo Artigo 8° inciso IV da Constituição Federal de 1988, para a manutenção do Sistema Confederativo de Representação Sindical abrangendo toda a categoria. O valor e a forma de recolhimento são fixados por Assembléia Geral Extraordinária promovida pela entidade no ano que antecede ao exercício do recolhimento.

Contribuições Associativas

A associação ao Sindicato é facultativa. Nenhuma empresa está obrigada a associar-se ao Sindicato. Todavia, o reconhecimento de uma categoria e a sua representatividade estão estreitamente vinculados ao número de associados que integram a entidade. A mensalidade social, obrigação daquela empresa que optou pela associação à Entidade, tem seu valor fixado em Assembléia Geral Ordinária que delibera sobre a Previsão Orçamentária para o exercício seguinte.

SINDETUR-RS

Rua Vigário José Inácio, 368 - cj.801| Porto Alegre - RS - Brasil | CEP : 90020-110
Fone: (51) 3224.9228 | Fax: (51) 3224.9228
WhatsApp: (51) 99378.3633
E-mail: sindetur@sindetur-rs.com.br