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UNINDO A CATEGORIA E QUALIFICANDO O TURISMO
ATENÇÃO: INFORMAÇÕES IMPORTANTES A RESPEITO DO USO DE IMAGENS (FOTOS) OBTIDAS NA INTERNET
Sabemos que a utilização de imagens para divulgação dos destinos comercializados pelas agências é fundamental para criar, no cliente, a sensação de “quero ir”. Entretanto, é muito importante que as agências tenham claro que as imagens disponibilizadas pesquisadas na internet (Google) ou publicadas em sites e blogs não são de uso irrestrito, elas possuem um autor (proprietário) - geralmente um fotógrafo ou artista gráfico. Posto isso, devemos estar cientes que, assim como a maioria dos outros países, o Brasil possui uma legislação rígida que apoia os direitos autorais.
O que fazer então, quando a agência precisa de uma imagem?
Basicamente, a agência pode fazer uso das imagens que comprou de um site específico de venda (meio seguro), ou usar uma imagem especificamente marcada para o uso comercial gratuito e com o direito de modificação.
Portanto, ao consultar sites que concedem o direito de usar as imagens e outros tipos de mídia pela Internet, é fundamental que a agência observe os termos da licença concedida pelo autor e siga exatamente o que ela determina.
Em outras palavras, é preciso que a agência tenha claro que tipo de licença de imagem está sendo concedida ao consultar um banco de imagens.
Isto porque existem variados tipos de imagens na internet, desde as totalmente protegidas, as denominadas “All Rights Reserved” ou “Todos os Direitos Reservados”, que não permitem uso algum, até as “Creative Commons By” que só exigem crédito para poderem ser utilizadas.
Assim, sugerimos 3 (três) passos fundamentais a serem observados pelas agências antes do uso de qualquer material produzido por terceiros, que se pretenda reproduzir compartilhar:
1 – Procurar na página ou no site pela licença de uso.
2 – Se não houver licença ou não estiver claro qual o tipo de licenciamento de imagem existente, não utilizar o material.
3 – Se houver uma licença, seguir as condições determinadas por ela.
Outro ponto a observar, verifique antigas publicações feitas no seu site ou nas redes sociais, as que possuem imagens de procedência indefinida, principalmente de destinos Brasileiros, podem comprometer sua agência. Uma imagem, mesmo que não mais em destaque, pode estar sendo exibida por máquinas de busca da internet (Google, Bing, Yahoo) no endereço do seu site ou rede social comprovando o uso indevido. Solicite ao seu profissional de TI o apoio técnico necessário para retirá-las.
Sugerimos, ainda, que as agências deixem de utilizar sites que não esclareçam o tipo de licenciamento de imagem concedido.
Por fim, antes de compartilhar com seus clientes propaganda com imagens de qualquer destino enviada por operadoras, é fundamental que a agência verifique, junto a operadora, através de e-mail, se as imagens utilizadas são legalmente autorizadas pelo fotógrafo, autor ou banco de imagens, para tal fim.
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